CHINA Bispo apela aos fiéis para defender direitos e dignidade

CHINA
Bispo apela aos fiéis para defender direitos e dignidade
Wenzhou Zhwjiang. Três revisões e uma demolição.
 Monsenhor Vincent Zhu Waifang, bispo da região de Wenzhou Zhwjiang, escreveu uma carta aberta aos católicos da diocese, pedindo-lhes para defender seus direitos "e dignidade" no meio de uma campanha de demolição de igrejas e cruzes feitas pelo governo. O bispo pediu desculpas por seu "atraso", cinco meses após a demolição da Igreja protestante em Sanjiang; em março do ano passado, tinha levantado preocupações internacionais.
Monsenhor Zhu, que dirige a comunidade católica, disse que estava "chocado, confuso" e incapaz de compreender a actual campanha de demolição de símbolos cristãos e lugares, apesar de ter passado na sua vida, por muitas "tempestades que eram mais graves e mais ferozes. " Monsenhor Zhu, 88 anos, viveu durante a Revolução Cultural num campo de “recuperação através do trabalho" por 16 anos e, mais tarde, de 1982 a 1988, foi condenado à prisão."Fiquei em silêncio e paciente, porque eu acreditava, como muitos outros, que a campanha iria acabar em breve. Em vez disso, ela se transformou numa "campanha de injustiça", disse o bispo. Na carta, o bispo Zhu diz que a iniciativa começou com a demolição de estruturas ilegais, mas, em seguida, perdeu o controle, vindo a demolir Igrejas Legais.
Os cristãos, disse o bispo, devem "defender seus direitos e sua dignidade, mantendo sua consciência e sua fé." Em resposta à campanha de demolição, Bispo Zhu pediu aos católicos para rezar o terço todos os dias e celebrar todas as sextas-feiras, a Via Sacra a pé. Os padres que estão na vanguarda recebem, de acordo com o pastor da diocese de Wenzhou, "a sabedoria de Deus para saber como lidar com essa situação difícil."

A carta do bispo foi recebida pelos católicos de Wenzhou e distribuída através da Internet no fim de semana. Pouco depois de seu lançamento, a carta também foi publicada no site diocesano pedindo respeito para a fé cristã e as suas imagens. O site foi fechado no dia seguinte. Enquanto algumas pessoas têm dito que a demolição foi uma reacção ao rápido desenvolvimento do cristianismo, os sacerdotes afirmam que "a razão subjacente é devido ao sistema político ... irracional incapaz de satisfazer as necessidades espirituais das pessoas." Até 31 de julho, de acordo com fontes locais, pelo menos 229 igrejas cristãs foram demolidas ou tiveram as cruzes removidas. De acordo com as demolições do governo provincial que afecta todas as comunidades e locais privados de forma indistinta e fazem parte do desenvolvimento de um novo plano urbanístico. Mas é um facto que a campanha, de acordo com a comunidade cristã local, tem como alvo sites de maioria cristã. MISNA

Comentários

Mensagens populares