BRASIL Recordando D. Helder Câmara pela paz e pela justiça

BRASIL
Recordando D. Helder Câmara pela paz e pela justiça

27 Agosto, 2014 - 17:39 BRASIL

"Hoje em dia, há 15 anos - era 27 de agosto, 1999 - desapareceu este homem bebé, um magro, você teria dito para olhar para um" centavo de queijo '. Mas ele era um homem com um fogo interior, um homem vulcânico. Isso certamente teria se dava bem com Papa Francesco". Padre Sávio Corinaldesi, missionário xaveriano, uma vida passada no Brasil, por isso lembre-se de MISNA monsenhor 'Sun' Hélder Câmara, arcebispo de Olinda-Recife, no aniversário de sua morte.
"Eu acho que seus activos mais valiosos foi trazer a situação no estrangeiro no Brasil sob a ditadura, a partir de 1964. Mesmo naquela época eu ainda estava na Itália eu era capaz de me informar sobre o Brasil graças a ele. Naqueles dias, ninguém mais poderia ter feito. Então, quando a ditadura tomou o poder começou a limpar seu nome nos jornais. Do 'Sun' Hélder foi proibido de falar ", diz o missionário.
Outro momento forte, lembra padre Savio foi a ocasião do Concílio Vaticano II. "Dom Hélder não funcionou na sala de aula, mas trabalhou duro nos bastidores que promovem encontros entre teólogos e bispos. Muitos bispos na verdade vieram de contextos remotos e não estavam a par dos desenvolvimentos: um bispo do interior do Brasil, por exemplo, não sabia muito do mundo. Ele organizou reuniões com os melhores teólogos sobre temas que seriam discutidos em sala de aula ".
Símbolo de uma Igreja alinhados em favor dos pobres e da justiça social, 'Sun' Hélder foi chamado por seus detractores o "bispo vermelho". Mas quando João Paulo II o conheceu em Recife, por ocasião da sua visita ao Brasil abraçou-o na frente de dois milhões de pessoas chamando-o de "irmão dos pobres e meu irmão". E naqueles dias, ainda se lembra Padre Sávio, "estava tão feliz de ouvir o Papa falar com entusiasmo das coisas que ele sempre tinha pensado e dito e para o qual ele havia lutado."

O "bispo das favelas", como foi chamado, entre outras coisas, teria muitas coisas para compartilhar com o actual Pontífice, diz finalmente padre Savio. "Eu acho que, em particular, a crença, que é tanto, que a fé não só pode ter uma conotação religiosa, mas tem que ser um modo de vida. Bem como a necessidade de chamar a atenção para os pobres como uma prioridade para todas as religiões ou mesmo a crença de que o pecado do mundo não é religioso, mas social, económico, político. Que manter milhões de pessoas em sofrimento é a ofensa real que é feita a Deus. Cada religião digna desse nome deve unir-se contra qualquer guerra.

Comentários

Mensagens populares