IRAQUE FRANÇA Solidariedade para com os cristãos

IRAQUE
 FRANÇA    Solidariedade para com os cristãos

Egipto: cristãos perseguidos.
FRANÇOIS EUVÉ ET FRANÇOIS EWALD

Chame Rev. Georges Pontier, presidente da Conferência dos Bispos da França, o cardeal Philippe Barbarin , arcebispo deLyon , e da Igreja da França.
  
Bispo, Cardeal,
Nós sabemos o que você está fazendo em nome da Igreja da França, para expressar o apoio de cristãos fiéis "de Iraque  agora condenados como os piores momentos da história, tendo que escolher entre a morte, a abjuração de sua fé ou exilado. Cardeal Barbarin visitou o Iraque, acompanhado pelo Bispo Dubost e padre Pascal Gollnisch. Com os outros, ele mostra, ele mobilizou a solidariedade dos cristãos. Será que não devemos ir além?
A comunidade cristã na França, ouvimos cristãos praticantes, mas tanto aqueles que foram educados na fé cristã, aqueles que reconhecê-lo como constitutivo da sua identidade, pode querer publicamente e colectivamente reunir além do que cada um pode em particular.
Vemos três razões para isso.
Em primeiro lugar, a comunidade cristã não pode permanecer passiva diante do martírio dos cristãos no Iraque. A Igreja da França deve permanecer junta contra o drama iraquiano. Isso são princípios da fé cristã, católicos e protestantes, como parte indispensável da cultura da vida, individual e colectiva. Seja qual for a nossa prática ou a nossa falta de prática, queremos expressar o nosso compromisso com a fé cristã e os valores universais que ela carrega.
Esta mobilização é também a expressão da comunhão cristã imediata e expressa colectivamente. A virtude da fraternidade não pode ficar somente uma virtude privada. Ameaçar um cristão no Iraque está a ameaçar todos os cristãos aqui. A expressão de uma grande fraternidade em torno dos cristãos iraquianos - para não mencionar o "Yezidi" - é constitutiva da sua defesa. É essencial para apoiar futuras acções políticas, diplomáticas e militares que podem ser desenvolvidas. A sua importância e eficácia dependem.
A terceira razão é a esperança. A existência de uma forte comunidade cristã no Iraque testifica (mostrou) um princípio de tolerância, o respeito mútuo das crenças e escolha individual, condição indispensável da paz e da boa vida um mundo aberto. O princípio da tolerância mútua dá o seu significado universal para a mobilização deve e pode acomodar comunidades baseadas sempre e expressando seu desejo de viver juntos.
Lá, ele não estava lá três razões intransigência necessidade urgente de compartilhar em um evento público? Em qualquer caso, se a Igreja da França tomou a iniciativa, que se juntaria a eles e temos a certeza de não ser os únicos que sentem a necessidade de expressá-lo coletivamente e publicamente.

EUVE Francis, editor da revista Estudos; François Ewald, professeur honoraire au Cnam

Comentários

Mensagens populares